sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Expectativas: Eu sou Eu e Você é Você.





 Eu faço minhas coisas, você faz as suas.
Não estou neste mundo para viver de acordo com suas expectativas.
E você não está neste mundo para viver de acordo com as minhas.
Você é você e eu sou eu.
E se, por acaso, nos encontrarmos, é lindo.
Se não, nada há a fazer.
Fritz Perls

Falar da Oração da Gestalt-terapia é sempre um grande desafio. A leitura desse texto gera várias interpretações e polêmicas.
Uma oração que poderia estar incentivando o egoísmo. Será?
Primeiramente é importante ressaltar que todo indivíduo precisa buscar sua autonomia e criar cada vez menos expectativas em relação aos outros.
Talvez você esteja se perguntando: mas como é possível não ter expectativas em relação aos outros? Como não esperar dos outros algumas atitudes, posturas?
Fritz Perls, o autor dessa poesia, tentou traçar um pequeno manual para evitar algum tipo de comportamento neurótico.
O neurótico é aquele que não percebe as suas próprias necessidades e espera que o outro possa perceber e supri-las.
Como assim, você deve estar pensando? Esperar do outro, criar expectativa é ser neurótico?
Sim. O neurótico tem necessidade de controle, quer manipular o mundo e sua vida é criar expectativas. Sua existência é recheada de frustrações.
Apesar das controvérsias que essa cartilha pode causar, é interessante sinalizar que quando baseamos nossa vida nas mãos de terceiros, o sentimento de frustração aparece.
Precisamos criar autossuporte e consequentemente uma autonomia suficiente que não gere expectativas.
Eu faço minhas coisas, você faz as suas.
No trecho acima podemos perceber que somos diferentes e singulares, com necessidades distintas.
Assim, o apelo aqui é para que cada um possa fazer suas escolhas. Afinal de contas Eu sou Eu e Você é Você.
Pense nisso!
Teresa Amorim



Nenhum comentário:

Postar um comentário